sábado, 26 de janeiro de 2013

Chiquititas vai superar Carrossel em produtos licenciados aposta diretora.



Em tempos de iPads, smartphones e outros gadgets, os pedidos de muitas crianças no último Natal continham itens semelhantes aos objetos de desejo das gerações mais antigas: bonecas, álbuns de figurinhas, roupas, mochilas, etc. Um detalhe, porém, diferencia a febre atual dos hábitos do passado: o que fascina a garotada, agora, é o fato de esses produtos trazerem imagens da professora Helena, do Cirilo, da Maria Joaquina e de outros personagens de Carrossel, novela que recolocou o SBT na rota do crescimento no ano passado e que segue quebrando recordes, desta vez no setor de produtos licenciados.

Até o momento, a novela - que estreou na emissora em maio de 2012 - gerou mais de 300 itens, que estão disponíveis na prateleira e nos sonhos de consumo das crianças, sobretudo aquelas na faixa entre sete e 12 anos. Os rostos e os estilos dos personagens da Escola Mundial estão presentes em roupas, materiais escolares, celulares, bonecas, chicletes, brinquedos, álbuns, livros, acessórios e tudo mais o que a criatividade das empresas de licenciamento permitiu. "Quando estávamos na fase de planejamento da novela, alguns players do setor de licenciamento já projetavam um bom desempenho. Mas, ninguém, de fato, esperava um fenômeno como esse'', define Fernanda Brozinga, diretora da área de produtos licenciados do SBT.

Segundo ela, a novela conseguiu, sozinha, render o mesmo faturamento gerado por todo o departamento no ano passado. Ou seja, os personagens infantis dobraram as receitas da área, que contava com players fortes, como a dupla de palhaços Patati e Patatá. "Tanto em termos de audiência como também em licenciamentos, Carrossel conseguiu resgatar o lúdico e o verdadeiro espírito infantil. As crianças querem as roupas, os acessórios e os brinquedos com os rostos dos personagens. Em um período no qual os eletrônicos estão na moda, isso é uma conquista muito importante'', frisa Fernanda.

Embora não revele números absolutos de faturamento, a executiva dá alguns exemplos da força da marca Carrossel. Considerando o período do Dia das Crianças ao Natal, foram vendidas mais de 500 mil bonecas. Em apenas dez dias de lançamento do álbum de figurinhas (publicado pela Panini), mais de três milhões de envelopes foram comercializados. Os CDs Carrossel 1 e 2, que trazem as músicas da novela, e o DVD já venderam, juntos, mais de 400 mil cópias. Conforme a executiva, esses números poderiam ser maiores se a indústria pudesse dispor de mais tempo para atender à demanda. "Muitos produtos tiveram de ser fabricados em tempo recorde para chegar às lojas no Dia das Crianças e no Natal. Se fosse possível prever esse sucesso e a produção fosse antecipada, certamente teríamos números ainda mais expressivos'', salienta ela, explicando que 70% do total dos consumidores dos produtos da novela são meninas.

Vários parceiros, muitos negócios - Somente para a novela Carrossel, o SBT fez acordos com 33 marcas diferentes. Entre as quais estão Tilibra, Estrela, Cacau Show e várias outras empresas que enxergaram o potencial da trama. Fernanda ressalta a preocupação do SBT em adequar os artigos com o universo da novela e atender às expectativas do público infantil. "No caso dos CDs e DVDs, por exemplo, tivemos o cuidado de inserir adesivos e outros itens junto com o produto. Além de agradar às crianças, é uma forma de combater a pirataria, uma vez que as imitações não possuem esses complementos", conta a diretora.

Com previsão de ficar no ar até a metade deste ano, Carrossel ainda pode incrementar as cifras do departamento de licenciamentos do SBT. Para os próximos meses, informa Fernanda, deverá ser anunciada uma parceria com uma grande rede de varejo para a produção de artigos de vestuário.

A promessa Embora com data para acabar, Carrossel deverá continuar viva nas estratégias da emissora por mais tempo. Para a executiva alguns produtos terão fôlego para ser comercializados por mais tempo e a proposta da emissora de criar uma série animada inspirada na novela deve, também, ajudar a manter vivo o sucesso da trama. Novos produtos deverão ser criados tendo, como mote, a versão animada dos personagens.

Mesmo assim, o SBT já deu início ao planejamento para o período pós-Carrossel. Como já foi anunciado pela emissora, o remake de Chiquititas (outro sucesso do final da década de 1990), substituirá a novela da professora Helena. Também adaptada por Íris Abravanel, a nova programação é uma grande promessa na área de licenciamentos da casa. "Todos os atuais parceiros de Carrossel já renovaram o contrato para produzir artigos de Chiquititas. Como a novela abordará fortemente o universo musical, temos muitas expectativas de lançamentos nessa área'', promete Fernanda. "Temos certeza de que Chiquititas irá superar esses bons números de Carrossel'', aposta. 



Fonte: Meio & Mensagem

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